Trezentos

O início de uma multidão

Por que a mídia não dá destaque aos hackers de verdade ?

Há quase dois anos, meus ouvidos se entupiram de ouvir delinquentes digitais sendo chamados de “Hackers” na mídia brasileira, e foi com a paciência bem curta que escrevi um texto que recebe comentários até hoje aqui no Trezentos. É o texto “Sou um hacker e me orgulho muito disso !”.

Estamos novamente em dias complicados, pois novamente vemos delinquentes digitais “aparecendo” na mídia, por terem “tirado do ar” e “atacado” sites de governo como “forma de protesto”… Olha que difícil fazer um protesto como o deles (aliás me pergunto aqui quantos deles viram este vídeo e decidiram “virar hackers”).

Acho engraçado ver alguém usar um ataque DDoS como “forma de protesto”, por dois motivos básicos:

1. Ataque DDoS é uma imensa covardia, possibilitada hoje em dia por redes de bots hospedados em computadores “com aquele” sistema operacional. E você não precisa assim ser um Magaiver para ter acesso a uma botnet dessas.

2. Protesto sem mostrar a cara não é protesto, é molecagem !

É bom deixar claro aqui, que o máximo que um ataque DDoS consegue fazer é tirar um site do ar… no máximo… Isso aliás me lembra aquela “forma de protesto” que faziamos nos anos 80 contra os “nossos opressores”… o bom e velho tocar a campainha e sair correndo… parece que não, mas era um DDoS também :)

O que escrevo aliás, é um protesto, e estou mostrando a cara ! Claro que nem todo mundo é homem para fazer isso, mas eu confesso que entendo… já fui adolescente com o rosto cheio de espinhas, sem vida social e com a compreensão política de uma ameba… mas eu cresci, e espero que os “hackers” da moda também cresçam um dia.

Falando em crescimento, eu realmente gostaria de ver estes garotos que estão hoje fazendo molecagem em sites do governo usarem seu talento em programação (se é que eles tem talento de verdade), e trabalharem em projetos como o Transparência Hacker.

Ali sim encontramos Hackers de verdade, utilizando seus conhecimentos em TI para fazer um protesto real, construíndo ferramentas para levar transparência às contas públicas. Com o seu talento, estão dando à toda a sociedade a capacidade de entender os relatórios disformes e desconexos publicados pelos mais diversos entes governamentais.

Ao conectar as informações dispersas de forma absolutamente intuitiva, eles de fato protestam contra aqueles que ainda acreditam que conseguem se esconder atrás das estruturas públicas. Para estes garotos e garotas eu realmente tiro o meu chapéu e não canso de elogia-los pelo seu trabalho. São Hackers de verdade, fazendo um protesto de verdade, com consciência política de verdade.

Fica aqui então o convite duplo:

1. Para a mídia dar mais publicidade aos Hackers de verdade.

2. Para que os “hackers” que andam derrubando sites por aí façam uma reflexão e se por acaso se acharem bons de verdade, para que façam um protesto construtivo e efetivo, trabalhando na Transparência Hacker… Mostrar a cara também seria uma boa, mas entendo que dá medinho…

Deixo um abraço deste Hacker de verdade, velho de guerra e que também já foi incendiário. Hoje não passa de um cansado bombeiro, e não tem medo de mostrar a cara, pois só assim se protesta de verdade !

Post to Twitter Post to Delicious Post to Digg Post to Facebook Post to MySpace Post to Ping.fm Post to StumbleUpon

59 comentários para “Por que a mídia não dá destaque aos hackers de verdade ?”

  1.   Celso disse:

    patético…

  2.   Merhis disse:

    porque divulgar algo que pode ir contra eles?

  3.   Celso disse:

    Patético… não sei o que é pior, chamar a si próprio “hacker de verdade” ou condenar os ataques dos “moleques irresponsáveis” a instituições públicas que devoram nosso dinheiro em impostos que nunca retornam a nós sob a forma de benefícios… covarde é você, que provavelmente nunca teve colhões ou criatividade pra sair da sua zona de conforto. O mundo está mudando com esse novo dilúvio, e gente como você logo vai começar a se afogar, felizmente.

  4.   Jomar Silva disse:

    @Celso:

    Pelo visto você não me conhece, muito menos o trabalho que tenho feito nos últimos anos, não é não ?

    Quem tem talento, constroi e foi isso que me motivou a escrever. Os hackers talentosos estão trabalhando na transparência hacker. Estes estão mudando o Brasil de uma forma definitiva (faça me o favor de ir ver o projeto dos caras antes de continuar escrevendo merda por aqui, ok ?).

    Tô cansado de sofativismo como o seu, que se fosse homem de verdade tinha deixado ao menos o e-mail para fazermos um debate de gente grande !

  5.   Andres disse:

    Caros amigos, o conteúdo do Blog está excelênte. Sugiro alteração na imagem de fundo, pois está prejudicando a leitura.

  6. @Celso:

    Não é patético.

    Se você acha que algo tá ruim, cria algo melhor. Simplesmente ficar de mimimi e derrubando site não ajuda em nada. Derrubar só vão obrigar esses “corruptos” em sua concepção a gastar mais dinheiro em segurança de dados que poderia ser melhor aproveitada em educação ou saúde.

    Existe corrupção? Existe! Mas você precisa fazer algo de diferente. Derrubar sites? Não afeta nada esses “caras maus” que você apontou. Que tal uma ferramenta que prospecte quem tem mais notícias ruins publicadas, ou que mostre tendências de apoio ou repúdio a esse ou aquele partido ou ideologia?

    Quer melhorar as coisas? Melhore você! Crie algo. Eu criei um blog para passar o pouco que sei de programação em C. Sei que tenho muito o que melhorar, mas é a questão de “partilhar o pão”.

    Caras como esses não são melhores que aqueles contra quem eles protestam. Vão alegar liberdade de expressão? Qual liberdade de expressão é essa onde você tem o direito de se expressar, mas o outro não? Isso não é uma ditadura!

    Pense nisso…

  7.   Bruno disse:

    Péssimo texto. Não aguentei. Parei de ler qdo cheguei em “compreenção”.

  8.   Jomar Silva disse:

    @Bruno:

    Obrigado pela correção… viu como seu comentário não foi inútil :)

  9.   Direto dos Anos 90 disse:

    Nossa cara vc é patético, pq vc não levante esse rabo dessa cadeira então e vai com uma faixinha na frente do senado pedir escolas para crianças.

    falar é fácil, deixar de votar no PSDB que é dificil né Playboy!

  10.   Direto dos Anos 90 disse:

    Nossa cabei de olhar o resto do Seu Blog….. com certeza vc eh virgem, sai de casa e vai viver a vida “Sr eu sou Hacker”

  11.   Jomar Silva disse:

    @Direto dos Anos 90:

    Pelo visto você ainda não aprendeu a usar o Google, né não (pior que isso, não sabe nem “quem é dono” do blog que você cita)…

    Troll detectado – Não alimente !

  12.   Jomar Silva disse:

    @Ricardo Zandonai:

    Removi seu comentário por dois motivos:

    1. Cheio de palavrão… desnecessário

    2. Cada vez que vejo alguém escrever com tantos erros de ortografia e gramática como você eu realmente acredito que nosso sistema educacional está falido.

    Seja mais educado e escreva em PORTUGUÊS que eu deixo seu comentário por aqui, ok ?

    PS.: Sim… vai lá xingar no Orkut e no Twitter pq eu tirei seu comentário.

  13.   Henderson Bariani disse:

    Poxa, então hoje em dia para ser hacker é só fazer uns defacements e uns ataques DDOS ? Na minha época era bem mais difícil, se fosse fácil assim eu teria aproveitado e hoje poderia dizer que sou eu ex-hacker… :)

  14.   João Sérgio disse:

    É, dá pra ver que muita gente que critica o postnão faz a mínima ideia de quem seja o Jomar, de quais ideias ele sempre defendeu ou os projetos com o quais ele contribui

  15.   Anônimo disse:

    Acab esteriotipando todos os hackers,texto muito lúcido.

  16.   Rafael disse:

    Grande Jomar!! Parabéns!! O resto é trollagem pura…

  17. Impressiona mesmo é a orientação politica dos supostos hackers e a visibilidade que a midia dá a estas amebas amestradas. Pesquisar no Google, Registro.br e Diario Oficial eu tambem sei, e acho la dados de qualquer funcionário público. Para a midai eu devo ser um poderoso hacker, igual a estes bundões que estão ai brincando de tocar a campainha virtual.

  18.   Caco disse:

    Embora concorde c/o post tenho d admitir q o título do mesmo não foi exposto, ao menos d maneira clara p/a maioria. Pq mesmo “a mídia não dá destaque aos hackers de verdade ?”

    Em tempo, o tal “hacker” q a Falha d S.Paulo (sim rs ela d novo e suas fontes furadas rs rs rs) destaca não passa d um 171 cheio d processos nas costas (mais um, lembram-se da fonte do caso Erenice? Pois bem) e q, apenas tirou do ar alguns sites menores, invadido outros somente no HTML. Nada de base de dados.

  19.   Julio C. Neves disse:

    Jomar,
    estou totalmente de acordo contigo e já havia tuiado o que vc escreveu, porém restrito aos 140 chars. Lá escrevi:

    Receita para qq imbecil fazer um DDos.

    Ingredientes:
    70g de Covardia
    30g de Fanfarronice
    0g de Criatividade
    0g de KnowHow 0

    Preparo:
    Ache idiotas em TI que usem sistema operacional permissivo e neles instale botnets, que podem ser encontrados prontos da rede [1];
    Coloque todos os bots pingando ao mesmo tempo para um mesmo site;
    Pronto! Agora é só sair pela internet propalando aos 4 ventos o seu “feito”.

    Obviamente agora me alonguei um pouco mais do que os 140 chars, na esperança que alguém da imprensa (nenhum repórter distingue hacker de cracker) leia e pare de promover esses covardes imbecis que se acham o máximo por fazer uma babaquice dessas e atrapalhar mais ainda o nosso País.

    Ô seu crackerzinho de merda, fala sério: vc acha que algum político corrupto se abalou com o seu “feito”? a única coisa que vc conseguiu foi dar mais trabalho aos profissionais de TI que são o que vc gostaria de ser. Vai invadir o site da Disneylandia e pichar o Pateta, seu pateta.

    [1] Acho bastante provável que o exploit usado seja o de um brasileiro chamado Ne… Br… (não colocarei seu nome para que outros imbecis não repitam a “façanha”), mas que está publicado na internet

  20.   Nilson Morais disse:

    Parabéns pelo texto. Você está certíssimo, é bem mais fácil destruir do que construir.
    Se esses script kiddies quisessem mudar alguma coisa, estariam ensinando TI aos jovens, levando cultura e conhecimento ao povo, isso sim dá medo nos políticos: cidadãos conscientes.

  21. Na verdade as amebas amestradas que brincam de hacker estão ajudando politicos corruptos, estão ajudando o Azeredo e a Bancada da Hipocrisia a aumentar o valor de barganha do AI5Digital.

    Se pensassem ao menos um pouco mais do que suas mentes de ameba veriam a cagada que estão fazendo, ou pior, pode ser que seja esta mesma a intenção, porque não vi nenhum ataque a politico ou site de governo da Direita…

    Outra hipotese e que esta ferramenta de DDoS que usam pode ser a nova “ferramenta” do Guru Indiano do Sera… Querem vazer um dossie ai, tipo fogo amigo e querem ao mesmo tempo ajudar o capo Azeredo a enfiar o AI5 Digital…

  22.   Jomar Silva disse:

    @Julio Neves:

    Grande mestre Jedi !

    Foi o seu post no Twitter que me deixou com uma vontade danada de escrever este post !

  23.   Marco Tulio disse:

    Eu concordo quando se diz que a midia esta confusa sobre o que e um hacker. Que realmente em muitos casos usa-se o termo sem se saber corretamente do que se fala. Virou um rotulo, como tantos outros que nao agregam valor a noticia, e identificam um sujeito de forma estereotipada.

    Tirar sites do ar, ou fazer pichacoes digitais nao e dificil, nao exige nada alem de receitas de bolo encontradas aos montes na internet, e no final de contas nao acrescentam muito como forma de protesto. Mas ate que ponto, apesar de infantis, nao seriam manifestacoes validas? Nao sei. Eu, como muitos de voces, me manifestaria de forma diferente. Mas talves essa seja a unica forma que essas pessoas encontraram para mostrar sua opiniao. De novo, nao sei e valido, faria diferente, mas nao estou na pele deles.

    Em janeiro de 1986, um garoto escreveu um texto onde falava sobre o que era ser um hacker, as motivacoes e crencas de um hacker.

    Este texto ficou conhecido como o “Manifesto Hacker” e foi traduzido para diversos idiomas.

    Achei interessante lembrar desse texto. Pra quem ja leu mas nao se recorda do texto, ou pra quem nunca o leu, segue o link com o texto em ingles e portugues e um breve historico acerca do mesmo.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Manifesto_Hacker

    Bom feriado a todos!

  24. @ Celso @Merphis @Bruno @Direto dos anos 90: Bem se vê que vocês não têm a menor ideia da idiotice que esses babacas estão fazendo: dando munição para o inimigo. Com isso eles encontram justificativa e o apoio da opinião pública pra impor leis cada vez mais restritivas ao acesso e uso da internet. Aberrações como o AI5 digital do (ex-Senador) Dep. Azeredo, acabam passando porque babacas como esses destroem a luta de gente que luta há anos contra isso. Se vocês Vem direto dos anos 90, seus merdinhas, saibam que nós viemos direto dos anos 60 e 70 e sabemos o que estamos dizemos, ao contrário de vocês.

    E sim, eu também mostro a cara, ao contrário de covardes como vocês.

  25.   Magno disse:

    Tem tanta gente sem noçao nesse mundo, neh? Se não gostou seja mais educado e debata como gente decente. Enfim, também não gostei do post, mas não vou sair xingando quem tem opiniões divergentes da minha. Afinal de contas vivemos em uma democracia onde o meu direito acaba quando se começa o seu, e o seu direito é escrever o posto do jeito que bem entender.

    Continue assim, exercendo seus direitos e mntendo sua posição em face dos “Contras”.
    Abçs

  26.   Quã disse:

    Ni! Eita, quantos Trolls minha gente!!

    Não há muito o que se acrescentar sobre o mau uso do termo hacker nem sobre a pouca visão política das ações acabar prejudicando a luta contra o AI-5 digital.

    Por outro lado, concordo com o Marco Tulio em não condenar automaticamente a forma de protesto.

    Um DOS sem o uso de botnets, por exemplo, é equivalente a uma manifestação popular interditando uma rua ou o acesso a um estabelecimento. Assim, pode-se até considerá-lo um direito.

    Evidentemente que o uso de botnets muda a posição, mas talvez não tanto quanto pareça a princípio. Afinal, manifestações populares de rua consideradas legítimas também tem suas formas de inflar a participação e o incômodo causado, como a presença de carros de som, a formação de barricadas, ocupações e outras.

    Enfim, ponderação, ou descer-se-á ao nível dos que criticamos,

    Abraços,
    ale
    .:.

  27.   Rafael Barbolo disse:

    Parabéns pelo artigo!

  28.   Marco Malaquias disse:

    Infelizmente a juventude de hoje arrumou um jeito de “mostrar” a sua revolta. Porém com total imaturidade.
    Com a idade, as pessoas vão adquirindo maturidade e colocar uma forma de canalizar a “revolta” da realidade com algo que realmente valha a pena. A transparência hacker realmente faz um trabalho digno de elogio, que é mostrar para a sociedade dados que estão mascarados, entregues pelo governo. E até o governo está começando a alimentar essa idéia.

    Pena que as pessoas que estão atacando via DDOS não estão focando a energia deles em algo construtivo. Mas com o tempo, eles irão perceber que não estão aplicando suas energias da melhor forma. Espero que não seja tarde demais.

  29.   Renato disse:

    Ataque DDoS não é novidade, até em filme vencedor de oscar, é visto como se faz um ataque ao servidor.

    A história mostra que a mídia não serve aos interesses públicos, a mídia é um instrumento de manipulação e controle das massas. O que a mídia está fazendo é construir uma idéia, de que os ataques ao governo brasileiro trazem fatos de corrupção e, por isso a verdade deve ser revelada, semelhante a divulgação dos videos e documentos secretos de abusos nas ocupações militares do Iraque e Afeganistão. O que a mídia quer é contradizer o governo, já que o ex-presidente defendeu o Assange e cobrou da mídia a falta de uma cobertura honesta sobre o caso, o governo agora não pode reclamar.

    Mudança: “A dificuldade não está em surgir com novas idéias, mas em abandonar as antigas.” – John Maynard Keynes.

  30.   Rodrigo Messias disse:

    Esses crackers que a imprensa ainda não aprendeu a chamá-los corretamente e ainda teima em lhes dar o título de Hackers, são um bando de babacas! Não tem formação educacional e muito menos política. Não sabem nem porque estão fazendo o que fizeram… são botnets do sistema! Se acham os revolucionários!

    É mais fácil fazer um DoS do que criar algo que realmente seja uma revolução. São fadados a marginalidade da sociedade, a escória. Porque não pegam esses PCs de merda que vcs usam e vão pra alguma região carente onde moram, ajudar as pessoas a se incluir digitalmente nessa sociedade cada vez mais online? Tire uma pessoa da marginalidade digital, faça algo que realmente valha a pena.

    Mas a mídia não mostra isso né? Mais vale a notoriedade que o bem feito ao próximo.

    A sociedade tem o que merece. Esses cracker são um bando de merca e a mídia faz o papel de mosca varejeira, que pousa de merda em merda, propagando doenças!

  31.   Paulo disse:

    Nilson Moraes falo tudo,
    O que mais assusta os políticos eh o povo com conhecimento,
    A educação no Brasil não eh um lixo atoa, com o povo ignorante eh mais fácil conseguir um voto deles.
    Derruba o site eh fácil, mais não leva a nada, tente mostrar as falhas do sistema educacional brasileiro, e procure alternativas, pq eh necessário mudar, mais não eh fácil.

  32.   Everton Rodrigues disse:

    Olá amigão Jomar. Penso que o tema é um pouco complexo.

    Compartilho com a opinião de Richard Stallman – http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2010/dec/17/anonymous-wikileaks-protest-amazon-mastercard

    Achei um tom exrtremista a afirmação “2. Protesto sem mostrar a cara não é protesto, é molecagem !”

    As pessoas devem ter o direito de protestar sem mostrar a cara. Imagina se todos os movimentos de 64 tivessem que mostrar a cara… Todos estariam mortos… Quantas pessoas ainda são assassinadas por mostrarem a cara? Muitas. Vamos refletir melhor sobre essa questão.

  33.   Jomar Silva disse:

    @Everton:

    Camarada, já faz um bom tempo que este que vos escreve não dá ouvidos ao Stallman, e prefiro não descrever aqui o que penso de verdade sobre o cara e sua luta por uma pseudo-liberdade (papo para um bom vinho no FISL).

    Concordo que nos anos 60, o protesto anonimo era fundamental, pois viviamos uma ditadura, mas sera que nosso governo hoje é ditatorial ?

    Além da questão do anonimato (que não foi o foco central do texto), eu critico a molecagem dos crackers pela sua extrema ineficiencia. Se sabem de algo que esta errado, que denunciem e que utilizem do anonimato para se proteger, agora se esconder atrás do muro prá fazer molecagem é demais…

  34.   Julio C. Neves disse:

    @Everton,
    me desculpe amigo, sei da sua militância no sw livre, mas acho que dessa vez vc pisou na bola. Criticar o blog do Jomar por um mero detalhe fora de contexto não vale a pena.

    concordo contigo que nos anos ’60 mostrar a cara era sinônimo de morte, mas os tempos são outros e agora só não mostra a cara quem realmente é covarde. Repare que todos se identificaram, os únicas que usaram pseudônimos (e que provavelmente nem sabem o que essa palavra significa), foram os apócrifos (outra para deixá-los desconcertados;).

    Se esconder de uma ditadura é muito válido e mais seguro, mas numa democracia plena, é covardia ou enrustição. O que é melhor: ser covarde ou enrustido? ;)

  35.   Everton Rodrigues disse:

    Olá Julio… Tudo bem?

    Eu estou tentando emitir minha colaboração ao debate. Respeito profundamente o Jomar, e ele sabe disso. Não serão algumas visões e entendimentos diferentes que nos transformarão em inimigos. Vamos fazer o debate com respeito e apresentar nossos argumentos.

    Entendo que todo o debate sobre internet, possui abrangência mundial, e por isso, o que defendemos para o Brasil será também para o mundo. Nesse sentido, estamos em primeiro lugar discutindo anonimato. Se temos ou não o direito ao anonimato. E no caso do anonimato não cabe a nós tentar prever ou diferenciar quem utiliza ou não ou para que utiliza o anonimato. Se tentarmos diferenciar quem tem o direito, corremos muitos riscos de sermos tendenciosos…

    Penso que os sites que são derrubados através de uma articulação, onde todos decidem acessar o site ao mesmo tempo, ou que utilizam scripts e maquinas zumbis para realizarem a mesma ação, é possível quando existem falhas técnicas no sites que entram em processos de responder milhares de pedidos sem capacidade para tal…

    Hoje vivemos outras formas de opressão, diferentes da época da ditadura, mas muitas assassinatos com motivação política ainda acontecem, por exemplo: http://altamiroborges.blogspot.com/2011/06/blogueiro-e-assassinado-no-rn.html O anonimato é proteção… e deve ser direito… Desculpe mas não vivemos uma democracia plena… Vemos uma sociedade de perseguições… de injustiças… de corrupção, etc…

  36.   Jomar Silva disse:

    @Everton:

    Na sua colocação existe um erro técnico grave: para um DDOS dar certo, o site não precisa ter falha técnica alguma !

    Qualquer site que não esteja protegido por uma infra estrutura de prevenção à ataques deste tipo, infra que custa milhares de dólares, está vulnerável a uma covardia como esta (e por isso chamo isso de covardia, pois é o mesmo que usar um bilhão de pedras para arrebentar uma porta comum, sem direito nenhum à defesa).

    O Anonimato é importante quando se trabalha com protestos sérios, onde denúncias são feitas e provas trazidas à público. O que estes caras têm feito é molecagem sem tamanho e o “bom exemplo” deles só serve para dar mais argumento para a turma do Azeredo e do AI5 Digital. Só não vê isso que é cego !

    E antes de mais nada, uma lei como a do Azeredo em um caso destes, onde uma botnet está sendo usada para os ataques não resolveria em nada, seria inócua !

    Não estamos discutindo aqui o anonimato. Estamos discutindo a covardia, e estranho ver-te defendendo-a !

  37.   spin disse:

    Há suspeitas de que estes ataques são coisa de Cerra Berlusconni, tá num comentário nesta postagem no Nassif, tirem suas próprias conclusões

    Nota 10 o texto do Jomar Silva, sobre cultura hacker eu havia textos interessantes na NovaE. Estes ataques não são coisa de hacker e sim de bandido mesmo, sabotadores e nada mais

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/hackers-vazaram-dados-ja-divulgados

  38.   spin disse:

    Postei uns textos da NovaE aqui

    http://www.advivo.com.br/blog/antonio-ateu/blogsfera-pra-ser-hacker-de-verdade

  39.   Teles Maciel disse:

    Concordo com o post do Jomar.
    Conversando com uns amigos descobrí que eles também tem essa visão de que o que está sendo feito com esses ataques não passa de molecagem.
    Quem se beneficia da atitude desses falsos hackers, senão os interessados no AI5-Digital?
    Existe uma ética hacker, e essa ética tem a ver com espírito de colaboração e cultura digital. A TV, é claro, tem muito á perder se divulgar esse tipo de cultura.
    Abraços

  40.   Everton Rodrigues disse:

    Jomar,

    Para mim me parece evinte sua posição. Respeito-a.

    Eu não estou defendendo práticas ilegais, e sim tentando trazer outro olhar sobre a prática da simples condenação do qual não temos muitas iformações, e que poderá ser um tiro no pé quando defendemos as liberdades na internet. Se transformarmos a coisa em algo simples, que resolva apenas uma situação, onde eu, tu ou qualquer pessoa sinta-se no direito de condenar e isto transformar-se em lei, corremos o risco de dar força para os defensores do AI5-digital.

    Por outro lado, não é caso para mim, mas pode ser para outros de acordo com outros entendimentos. Vamos imaginar uma hipótese:

    Se pelo voto democrático, hoje tivéssemos na presidência da república alguém que implementasse o ai5-digital? O que os defensores da liberdade na internet deveriam fazer?

    No caso do wikileaks (prática ilegal), que invadem computadores para obterem informações? Como fica? wikileaks pode? Mas outras ações como invadir computadores para transforma-los em maquinas zumbis igualmente ilegais não?

    Muitas pessoas que fizeram e fazem ações como greves, impedem outros trabalhadores de entrarem em fábricas ou bancos, fecham ruas em diversos locais do mundo que o senso comum sempre foi contra. Isso pq querem expressar algo. Qual a diferença das manifestações físicas para as manifestações via internet?

    Sobre segurança, é possível configurar adequadamente apache e outras ferramentas que identificam ataques nos servidores.

    A questão não é siples… Penso eu…

  41.   Jomar Silva disse:

    @Everton:

    Eu insisto: Quem está dando aqui motivos para o AI5Digital se impor no Brasil são os delinquentes. Não caia no truque deles !

    Não gosto de debater hipóteses, mas se a hipótese que você colocou fosse real, eu JAMAIS seria favorável a um DDOS, pois como já disse isso é molecagem !

    Não caia no romantismo sobre o wikileaks e leia a história como ela é: Foi um VAZAMENTO (Leak) de dados, feito por alguém com acesso a eles, e não uma “invasão romântica” como você tenta apresentar.

    E para encerrar, você escorrega tecnicamente mais uma vez: DDOS não tem nada relacionado com Apache… é ataque que começa a pegar na camada de rede ainda… POR FAVOR NÃO INSISTA COM ARGUMENTOS DE “FALHAS TÉCNICAS” AQUI !

  42.   Everton Rodrigues disse:

    Bueno, já saquei e não vou insistir contigo…

    Abordei hipoteses que poderiam e podem ser reais… E o debate é mais complexo que taxar de molecagem… Rsss… Mas é isso… Cada pessoa possui suas convicções…

    Ataques DDos dependem sim de maquinas vulneráveis… No artigo é apresentado 3 fases para os DDOS e como prevenir. Indico: http://www.rnp.br/newsgen/0003/ddos.html

    #Fui

  43.   Jomar Silva disse:

    @Everton:

    Trabalho num datacenter… sei o que é DDOS na prática :)

  44.   Anônimo disse:

    เภשєןค

    !550 3h mu!70 m4!5 d0 qu3 v0(35 j4h f!23r3m.

  45. Num blog sobre TI, discutir sobre o termo hacker, é quase tão delicado quanto chegar em um bar desconhecido e começar a falar de futebol. Não se tem idéia sobre quem está ouvindo, quanto mais sobre as respostas que virão. E pior, não adianta tentar responder a todos, pois a essência se perde no caos. Postei minha opinião num blog que estou iniciando agora:

    http://informaticamatinal.blogspot.com/2011/06/hackers-com-tempo.html

    Mas complementando o que o posto do Jomar, o meu, e diversas das respostas que li aqui…

    Você pode ser um hacker “do mal”, isso estaria errado perante nossas leis, mas não essencialmente ou mesmo socialmente. Como? Invada redes de segurança de empresas que valham a pena, tal como da indústria farmacêutica ou de tecnologia, captem projetos e divulguem abertamente. Já pensou em ver medicamentos restritos e caríssimos sendo manipulados na farmácia do bairro? Isso ajudaria muito as pessoas, ao invés de alguns milhares não conseguindo efetuar suas operações com a Receita Federal.

  46.   alexandre paula disse:

    Cansativo e… Repetitivo! =(

  47. http://pt.wikipedia.org/wiki/Script_kiddie

    Adorei esta aqui. Devia ter postado ela desde o começo.

  48. Alexandre, “Cansativo e… Repetitivo! =(”

    O post do meu blog?

    Sobre ser repetitivo, entendo que é muito difícil escrever algo realmente inédito e original na internet, ainda mais com tanta gente escrevendo. Mesmo que eu seja o primeiro a escrever sobre um assunto, talvez não tenha escrito da melhor forma, ou nem mesmo fui o primeiro a ser lido. =)

    Mas sobre o cansativo, vou dedicar mais atenção. Comecei o blog agora, colocando em prática uma idéia que tinha há muito tempo. Só que escrever para internet realmente tem um jeito todo especial, que pode te levar ao sucesso ou (te manter) no ostracismo. Valeu por chamar a minha atenção.

  49.   Everton Rodrigues disse:

    Pessoal,

    Meu entendimento está de acordo com o que pensam Marcelo Branco, Alexandre Oliva e Gustavo Noronha quando defendem: “esclareço que acho DDoS sem invasão uma forma legítima de protesto virtual”. >>> http://identi.ca/notice/77160313

    Portanto, os protestos do anonymous ou de outros grupos que possuem essa prática, são legitimos. Eles integram um conjunto de ativistas organizados de forma descentralizada. Esta é uma forma de protestar na sociedade em rede.

    Não concordo com DDoS que usam falhas técnicas que são máquinas vulneráveis mal configuradas para instalar botnets… A partir dai conseguem coordenar os ataques.

    Se existir DDoS onde os admin possuem suas próprias redes de maquinas particulares, que para protestar não precisam invadir, então, estou de acordo também.

    Jomar briga não… :)

  50.   Gustavo Noronha disse:

    Eu particularmente acho que DDoS é uma forma legítima de protesto e acredito que o uso do anonimato é uma conquista importantíssima. Não é só a perseguição dos militares que tornam necessário ou desejável o uso de anonimato e fazer uso dele não torna ninguém moleque. A história é repleta de pessoas que foram cruciais nos avanços feitos pela sociedade que se utilizaram de anonimato ou pseudônimos pelos mais diversos motivos. Um exemplo: para que as pessoas focassem na mensagem e não no mensageiro.

    Protesto de verdade não precisa ser feito sem anonimato não: o que interessa é que a mensagem seja passada. A mensagem de que as empresas estão pouco se lixando pra segurança dos dados dos clientes foi dada muito bem divulgada pelos ataques feitos pelo LulzSec e os ataques feitos pelo Anonymous serviram para chamar a atenção do público para o DoS que as empresas estavam fazendo ao wikileaks (de várias formas, principalmente se recusando a prestar serviços a eles).

    Mas minha discordância principal de você é com relação a DDoS ser uma covardia e que usa botnets ilegais. É tão covardia quanto uma marcha que fecha uma avenida – todas as avenidas estão vulneráveis a isso, a menos que a polícia faça uma operação de guerra para garantir o fluxo… e você não sabe que todos os DDoS usam botnets. Tudo indica que os ataques do anonymous são feitos simplesmente por um número grande de pessoas e não por uma botnet. E sim, muitos ataques exploram falhas de Apache, de CMS, de implementações de TCP, sim, e acabam por não exigir grande quantidade de processamento e banda do lado cliente.

    Eu discordo de praticamente tudo que você disse e acho importante registrar aqui =)

  51.   Gustavo Noronha disse:

    E você vai me desculpar, mas se o site cair mesmo com aquele comando de ping que tem no seu link “olha que difícil”… a única explicação é que o software que roda no servidor é uma merda. Uma pessoa sozinha rodando um ping, qualquer ping, não derruba site. Então eu começo a questionar seu conhecimento de como funcionam essas coisas heh.

  52.   Gustavo Noronha disse:

    Inclusive quem quiser tentar usar a técnica do ping no blog.kov.eti.br está convidado (chame os amigos!). Pode acompanhar o resultado do “DoS” aqui: http://liberdade.minaslivre.org/munin/MinasLivre/cafe.html#System

  53.   Jomar Silva disse:

    @Kov:

    Coloquei o video com o “exemplo” de ping para ilustrar o que estava falando… é óbvio que um Zé Ruela sozinho rodando aquilo só vai derrubar o que for uma porcaria, e acho que você erra a mão a “questionar” meus conhecimentos técnicos sem conhecer praticamente nada da minha formação ou experiência profissional… Não me importo com isso, pois sei que este é o seu padrão de comportamento e não é de hoje.

    Acho ainda interessante ver que “por causa dos ataques de hackers” (ou do protesto lindo como você pinta), a lei do Azeredo vai ser aprovada na Comissão de C&T da Câmara na próxima semana, e não vou estranhar se ve-la aprovada em plenário até o final do próximo mês. Vamos todos pagara a conta do “protesto lindo” feito pelos caras.

    Se você leu o artigo direito, vai ver que nele o que eu falo é que um protesto válido e útil para a sociedade é feito pelo Transparência Hacker, pois ali sim você tem talento de verdade conectando nós de informação dispersos pela rede, entregando à toda a sociedade um conjunto de ferramentas para que ela possa de fato acompanhar as “falcatruas” feitas com dinheiro público. Este é para mim um protesto digno.

    Já as molecagens feitas nos últimos dias, só vão apoiar ainda mais os defensores do AI5 Digital… só não vê isso quem não quer.

  54.   Carlos disse:

    Sobre qual protesto vocês falam? As “bandeiras” divulgadas foram só pretexto para brincar de DDoS. Concordo plenamente com Jomar! O único resultado prático desta brincadeira de criança é a aprovação do AI5 Digital. Ou seja, a possibilidade de sermos anônimos e navegarmos sem sermos rastreados na internet acaba.

    Outro resultado será o investimento cada vez maior em segurança e menos em liberdade. Menos investimento nas áreas sociais e grandes contratos de equipamentos de hardware.

    LulzsecBrasil é uma piada, não tem nada de protesto. Falaram em corrupção no geral e não apresentaram nada de específico, nada para ser questionado. Repito, vão conseguir o fim da liberdade plena na internet. Isso sim é palhaçada!

  55.   Gustavo Noronha disse:

    Não estou questionando seus conhecimentos técnicos a partir de um vácuo, mas a partir dos argumentos que você usa no texto. Se você quer demonstrar uma coisa use algo que faça sentido como demonstração dela, não algo que estica até quase rasgar como tentativa. Esse vídeo simplesmente não serve como “exemplo” de como é simples fazer o protesto.

    Não discordo de você que vão usar isso para empurrar o AI5 digital, mas se não for isso vai ser qualquer outro fato. Cabe a nós argumentar, demonstrar que não faz sentido a lei, protestar e pressionar o congresso para que ela não seja aprovada. Com argumentos sólidos, com manifestações, não com non-sense ou fazendo pouco caso de conquistas importantes da sociedade como o direito de protestar e de se expressar anonimamente (espero).

    Agora, eu não chamei o protesto de “lindo” em momento algum, nem defendi os ataques do lulzsec brazil especificamente. Estou argumentando com relação ao seu artigo que discute no geral as ideias da legitimidade de DoS como protesto e do uso da anonimidade. Se você quiser contra-argumentar a respeito dessas ideias vou ficar feliz em debater.

    Quanto ao Transparência Hacker, é um projeto interessante mesmo. Eu espero que eles consigam fazer mais coisas e coisas mais interessantes, que funcionem de fato e que sejam úteis para subsidiar discussões e informar as pessoas – pode estar certo de que eu vou gostar muito de ver eles botarem no ar coisas como o Montanha (http://montanha.kov.eti.br/).

    Mas… o fato de existir um grupo que faça X não significa que não pode haver outros grupos que toquem a luta por causas legítimas de outras formas.

  56.   Everton Rodrigues disse:

    Gentem… O Ministro Mercadante está no caminho certo, quando ele dedica-se em dizer que os tais ataques não foram graves, e que ele quer trabalhar com os hackers para qualificar a capacidade do governo de defender-se. Esse é o caminho, e acho que ficar trolando moleques é perda de tempo…. :)

  57.   bahhhh disse:

    Vivemos bem?Vivemos com salarios digno?vivemos mesmo em sociedade,depois de ler seu comentario acredito que vivemos em um pais que no meio da bandeira devia se chamar “olho por olho dente por dente”…..

    alguns podem concordar com seu comentario,mas para a maioria que depende muito dos politicos em aumentar o salario e melhorar as leis entre muitas outras coisas. vc acha que uma familia que tem que se sustentar com 1 ou 2 salarios mínimo ,com esses preços absurdos, que no meio do mes tem q sai na casa do vizinho pedi ovo emprestado pra te uma comida digna(ou pior e so fazer uma pesquisa), vc acha que nosso pais vive bem?
    vc acredita nesses numeros de nosso pais que esta crescendo?
    eu apoio a Ideologia deles,que eu a muito tempo venho pensando,mas eu ja tinha desistido pq pareçe impossivel abrir os olhos de quem vive nessa ilusão do Brasil…

    pode me criticar ou nao,esse e minha opnião a liberdade de expreção.

    sou ruim de portugues mesmo,mas faze oque…oque importa e a opnião seja ela futil ou importante.

  58.   Donald Silveira disse:

    Sinceramente, ambos lados estão corretos, cada um tem seu jeito de ajudar o país, mas para começar não são apenas ataques DDoS, isso é apenas o começo, existe americanos, ingleses, italianos, pessoas do mundo todo, crackers dos mundo todo lutando pela causa. O buraco é bem mais em baixo, vejam: http://pastebin.com/uixukSap Pode ser que este movimento no começo tenha sido brincadeira, mas agora não é mais, concerteza não é, pessoas do mundo todo estão lutando por isso, acreditando nisso e podem ter certeza, existe muitas pessoas capaciatadas e inteligentes neste projeto. Eu diria que no momento vocês estão subestimando a inteligencia deles, ou acham que só vocês tem a capacidade de melhor alguma coisa? Eu mesmo se eu quiser, em alguns meses estudar programação e hacking poderia estar superando até mesmo programadores do Facebook ou Google, pois acredito em mim e na minha capacidade. É isso que precisamos, de pessoas que acreditam em sí mesmas, mostrado ou não a sua cara. Me esculpem a sinceridade, mas não pensem que só vocês são capazes. Todos somos!

  59. Jomar Silva, parabéns pelo seu trabalho, sempre senti aquele pingo de raiva do que acontece no país, mas nunca tive conhecimento de como fazer para lutar contra, afinal minha geração nunca foi de fazer protestos.
    Li seu artigo e concordo contigo, estou começando a ter algumas ideias de como utilizar os conhecimentos de programação que tenho para tentar mudar a situação.
    Gostei do trabalho do pessoal da Transparência Hacker, mas também não posso mentir que o ataque DDoS da LuLzSec me deixou um pouco emocionado, mesmo que tenha sido apenas para derrubar os sites por algum tempo, tenho certeza de que não faz diferença para os políticos (a não ser que eu esteja enganado), mas para os programadores que montaram a segurança do servidor web, ou seja, o pessoal da tal Serpro, que infelizmente são uns pobres coitados que passaram em concurso e ganharam um treinamento para fazer a mesma coisa todos os dias e se alimentar do dinheiro dos contribuintes.
    Enfim, concordo contigo que hacker deve mostrar a cara para algumas coisas e se esconder para outras, afinal, se combate fogo com fogo e como nossos queridos “administradores do Brasil” adoram fazer certos trabalhos ilegais, nós também temos o direito a prejudicá-los desta forma (apesar de que um ataque DDoS não tenha grande impacto e seja meio infantil).

Deixe um comentário

Spam protection by WP Captcha-Free

URL para trackbackRSS para comentários deste artigo