Trezentos

O início de uma multidão

Apps para todos – Desmistificando o desenvolvimento de aplicativos móveis

Já faz um baita tempo que ouço diversos amigos e colegas desabafando comigo: Tenho uma ideia super legal para um aplicativo para smartphone (vulgo App), mas não sei por onde começar… Outros ainda complementam: …ai se eu fosse programador !

Há alguns meses eu descobri um software Open Source chamado PhoneGap que faz algo que parece bruxaria prá mim: Transforma um App HTML5 em um App móvel para nada mais nada menos do que 7 (SETE) sistemas operacionais móveis !

Sim, é isso mesmo que você acabou de ler: você desenvolve um aplicativo usando o que você já sabe sobre HTML5 (Javascript, HTML e CSS) e o PhoneGap transforma isso em um aplicativo para smartphone com apenas alguns cliques !

Eu desenvolvi um aplicativo para me ajudar a decidir com o que abastecer meu carro: Álcool ou Gasolina e disponibilizei seu código fonte e um tutorial explicando como o aplicativo foi desenvolvido e como transforma-lo em um App móvel aqui.

Não importa se você é um deenvolvedor ou não, vale a pena dar uma olhada, pois você vai ver que realmente qualquer pessoa com algum conhecimento técnico de HTML e Javascript já consegue fazer maravilhas… na pior das hipóteses, baixe os fontes que eu disponibilizei, altere-os para deixar o App com a sua cara e gere seu próprio App móvel, para poder impressionar os amigos e as garotas (já pensou você pagando de Zuckemberg 2.0 na balada :) ??? ) .

Piadas á parte, peço ajuda de vocês para divulgar este artigo, pois ele deu trabalho mas fiz o me lhor que pude, pois nosso Brasil precisa cada vez mais produzir software de forma competitiva, e quanto mais gente tivermos trabalhando, melhor será.

Uma das coisas que me motivou a estudar este assunto e a escrever sobre isso foi a admiração que tenho pela galera do Transparência Hacker, e como nunca consegui fazer nada para poder colaborar com eles, espero que este passo a passo ajude a galera a disponibilizar versões móveis dos Apps desenvolvidos colaborativamente por todos eles! Dados abertos + Apps móveis com HTML5 = Cidadania 2.0 na veia !!!

Bora encher o Google Play de Apps Brasileiros !!!

Post to Twitter Post to Delicious Post to Digg Post to Facebook Post to MySpace Post to Ping.fm Post to StumbleUpon

2 comentários para “Apps para todos – Desmistificando o desenvolvimento de aplicativos móveis”

  1.   Rodrigo Trancozo disse:

    Amigo, gostei do seu texto e concordo quando diz que temos que encher o google de aplicativos brasileiros. Só que eu procurei o PhoneGap para mac e nã encontrei, vc sabe se já existe??

    sds,

    Rodrigo

  2.   Jomar Silva disse:

    Oi Rodrigo,

    Que legal que gostou do texto :)

    O PhoneGap é um framework para as plataformas móveis, então você não vai encontra-lo mesmo para os SOs de computadores… o que você vai encontrar é uma série de instruções sobre como compilar e gerar os aplicativos para as plataformas móveis.

    De forma resumida, para gerar um App para Android você pode usar Windows e Linux. Para gerar um app para iOS você precisa de um MAC. Para gerar um app para Windows Phone você precisa do Windows… entendeu ?

    Se não quiser ter esta complicação toda, você pode usar o serviço de build na nuvem (pago) que honestamente compensa, principalmente se você não tem tempo/dinheiro para ficar mantendo N plataformas de compilação simultaneas….

    Respondi sua dúvida ?

Deixe um comentário

Spam protection by WP Captcha-Free

URL para trackbackRSS para comentários deste artigo